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Áreas de Atuação
PROJETO GEOMÉTRICO
Projeto geométrico é a fase do projeto de estradas que estuda as diversas características geométricas do traçado
PROJETOS DE OBRAS DE ARTES ESPECIAIS E CORRENTES
Bueiros ou obras de arte correntes – OAC são dispositivos drenantes constituídos por linha de escoamento d’água, sobre o terreno natural
PROJETOS DE DESAPROPRIAÇÃO
O projeto permite a desapropriação de áreas mesmo sem autorização legislativa, quando houver acordo entre os chefes dos poderes executivos envolvidos com a obra
PROJETO PAVIMENTAÇÃO
O Projeto constitui-se de memorial de cálculo com análise geológico e geotécnica
PROJETO DRENAGEM
Projeto de drenagem de águas pluviais, por sua vez, é elaborado em função do percentual final de impermeabilização do solo
ESTUDOS HIDROLÓGICOS
Os serviços de Estudos Hidrológicos buscam medir a área de contribuição de rio (área de escoamento) a partir de uma planta, tirar o fluxo de água em razão do tempo de recorrência
PROJETOS DE SINALIZAÇÃO E SEGURANÇA VIÁRIA
Projetos de sinalização viária são orientados por um conjunto de normas e regulamentos que têm o objetivo de garantir a segurança e fluidez do trânsito.
PROJETO TERRAPLENAGEM
O projeto de terraplenagem informa e demonstra os limites do terreno, identificando as dimensões reais
ESTUDOS DE TRÁFEGOS
Os Estudos de Tráfego tem como objetivo garantir o movimento eficiente e seguro de pessoas e bens no sistema viário.
PROJETO GEOMÉTRICO
Projeto geométrico é a fase do projeto de estradas que estuda as diversas características geométricas do traçado, principalmente em função das leis do movimento, características de operação dos veículos, reação dos motoristas, segurança e eficiência das estradas e volume de tráfego.
Características geométricas inadequadas são causas de acidentes de tráfego, baixa eficiência e obsolescência precoce das estradas. Os diversos elementos geométricos devem ser escolhidos de forma que a estrada possa atender aos objetivos para os quais foi projetada, de modo que o volume de tráfego justifique o investimento realizado.
O Projeto constitui-se de memorial de cálculo com análise geológico e geotécnica, pesquisa de tráfego e cálculo do número “N” de solicitações do eixo simples padrão de rodas duplas de 80 kN, dimensionamento da estrutura de pavimento com verificação mecanicista, desenhos de seção-tipo transversal de pavimento, planta de localização dos tipos de pavimentos e planilha de quantidades com orçamento dos serviços de pavimentação. A Elaboração e Apresentação de Documentos Técnicos do tipo Memorial Descritivo, Relatórios de Andamento dos Serviços e das Atividades e outros elaborados no formato para a Apresentação de Desenhos de Projeto em Meio Digital terão como base a codificação de documentos e as instruções de projetos descritas pelos Órgãos Rodoviários responsáveis pela rodovia, como por exemplo, o DER/SP, a DERSA e o DNIT.
Projetos de Sinalização e Segurança Viária
Projetos de sinalização viária são orientados por um conjunto de normas e regulamentos que têm o objetivo de garantir a segurança e fluidez do trânsito. É composto por três subsistemas – sinalização vertical, horizontal e semafórica – que devem seguir, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, os princípios da:
● clareza;
● precisão e confiabilidade;
● legalidade;
● padronização (situações iguais devem ser sinalizadas com os mesmos critérios);
● suficiência (quantidade de sinalização compatível com a necessidade);
● visibilidade e legibilidade (em tempo hábil para a tomada de decisão);
● e manutenção e conservação
Projetos de Obras de Arte Especiais e Correntes
Bueiros ou obras de arte correntes – OAC são dispositivos drenantes constituídos por linha de escoamento d’água, sobre o terreno natural, tendo todo o aterro sobre si, normalmente posicionados transversalmente a plataforma, permitindo a livre passagem d’água sob a rodovia. Podem drenar as águas precipitadas fora do corpo estradal e acumuladas nos talvegues naturais ou precipitadas sobre a plataforma e taludes de cortes e acumuladas em caixas coletoras.
PROJETO DRENAGEM
Projeto de drenagem de águas pluviais, por sua vez, é elaborado em função do percentual final de impermeabilização do solo – o que está diretamente relacionado ao projeto de pavimentação proposto, além da quantidade média de chuva precipitada na região: “quanto mais impermeabilizado for o solo, ou quanto menor forem as praças e os jardins gramados, maior será o volume de chuvas a escoar pelo sistema; logo, maior terá de ser sua dimensão e o número de bocas de lobo”.
PROJETO TERRAPLENAGEM
O projeto de terraplenagem informa e demonstra os limites do terreno, identificando as dimensões reais. Ele ainda indica a proposta da terraplenagem necessária contendo dimensões planimétricas e níveis de platôs, taludes, rampas (inclusive cotas de níveis inicial e final). O projeto é acompanhado por um quadro-resumo, que contém informações sobre as áreas do terreno: total, encontrada, de preservação, útil (conforme escritura) e de terraplenagem. O serviço de terraplenagem tem como objetivo a conformação do relevo terrestre para implantação de obras.
Projetos de Desapropriação
O Projeto de Lei 11277/18 torna mais rápido e menos burocrático o processo de desapropriação por utilidade pública. O texto foi proposto em agosto de 2018 pelo governo do então presidente da República, Michel Temer, e está em análise na Câmara dos Deputados.
Segundo o Ministério das Cidades, 60% das ações judiciais propostas pela Advocacia-Geral da União para destravar obras de infraestrutura no País têm relação com entraves na desapropriação de áreas.
As desapropriações são necessárias quando o Estado precisa da área do imóvel para viabilizar obras de utilidade pública. A União pode desapropriar bens de domínio de estados, Distrito Federal e municípios, após autorização do Congresso, e os estados podem desapropriar bens dos municípios, mediante autorização das respectivas assembleias legislativas.
ESTUDOS RODOVIÁRIOS
Estudos Hidrológicos
Os serviços de Estudos Hidrológicos buscam medir a área de contribuição de rio (área de escoamento) a partir de uma planta, tirar o fluxo de água em razão do tempo de recorrência, e projetar os próximos anos (geralmente 100 anos). São utilizados para suportar a construção, reformas ou ampliação de pontes, travessia de dutos, construção de barragens, transposição de rios, projetos de irrigação, análise de áreas de inundação para agricultura e pecuária, e ocupação planejada (loteamentos).
Estudos de Tráfego
Os Estudos de Tráfego tem como objetivo garantir o movimento eficiente e seguro de pessoas e bens no sistema viário. Encontram-se dentre os estudos de tráfego a Otimização de Semáforos, Relatórios de Impacto, Estudos de Circulação, Estudos de Demanda de Transporte Público, Plano de Mobilidade, PAITT, Estudo de Capacidade (HCM), Estudo de Concessões Rodoviárias, Análise de Emissões de Poluentes, dentre outros. A MVIAS, além de sua vasta experiência na área, utiliza sempre o que há de mais moderno na realização de seus estudos, aliando a tecnologia para entregar sempre um produto de qualidade e diferenciado.